A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/lib/php/sessions/comp_sessiong1th8kvqn2iurt4r92o61sdntt3udbgt): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Home.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/lib/php/sessions)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Home.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

Ciência da Computação

Ciência da Computação

O curso Ciência da Computação do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho foi criado no ano de 2009 e obteve a autorização para implantação e funcionamento de acordo com a resolução do CONSUP 009/2010. Possui carga horária de 3.236h20min horas de aulas em disciplinas, 150 horas de atividades complementares, 150 horas de estágio obrigatório supervisionado e 80 horas em atividades práticas de Projeto integrador. A carga horária total é de 3.616h20min. Os processos seletivos para ingresso no curso ocorrerão de forma anual, havendo entradas alternadas entre os períodos vespertino e noturno, com a oferta de 30 vagas por ano.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho está localizado na região Sul do Estado de Minas Gerais, Estrada de Muzambinho – Km 35 – Bairro Morro Preto, a 5 km da sede do município de Muzambinho e vem exercendo forte influência sobre aproximadamente 60 cidades a seu entorno. O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, como instituição de Educação Tecnológica, deve assumir o papel de estimular o desenvolvimento regional, difundindo tecnologias e formando cidadãos com senso crítico e comprometidos com a realidade onde estão inseridos. O avanço científico e tecnológico, as mudanças no cenário educacional nacional, o impacto das novas tecnologias nas mais diversas áreas e a necessidade de formar profissionais que atendam a essa demanda, sobretudo no contexto regional em que a Instituição está inserida, justificam a existência do curso de Bacharel em Ciência da Computação. Além disso, com o curso de Ciência da Computação há a verticalização do ensino no Instituto uma vez que os alunos poderão cursar o ensino médio, técnico e graduação. Para tanto, o curso de Ciência da Computação atua como alicerce no processo de educação continuada possibilitando a habilitação de novos profissionais com formação superior.

Nome do Curso: Ciência da Computação

Modalidade: Bacharelado

Local de Funcionamento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Estrada de Muzambinho, km 35, bairro Morro Preto, Caixa Postal 02, CEP 378 90-000

Ano de Implantação: 2009

Habilitação/Título Acadêmico Conferido: Bacharel em Ciência da Computação

Turnos de Funcionamento: Vespertino/Noturno

Número de Vagas Oferecidas: 30

Formas de ingresso: Processos seletivos – Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Vestibular

Requisitos de Acesso: Estudante com Ensino Médio completo ou equivalente e aprovação em exame de processo seletivo ou atender as normas institucionais para transferência interna e externa.

Duração do Curso: Quatro (4) anos – 8 semestres

Tempo Máximo para Integralização do Curso: Oito (8) anos – 16 semestres

Periodicidade de oferta: Anual

Carga Horária de aulas: 3.236h20min

Carga Horária Prática do Projeto Integrador: 80h

Carga Horária de Atividades Complementares: 150h

Carga Horária de Estágio Supervisionado: 150h

Carga Horária Total: 3.616h20min

Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra/Ciência da Computação

Ato Autorizativo: Autorizado pela resolução 009/2010 de 26 de janeiro de 2010

Renovação de Reconhecimento do Curso: Portaria nº 1095 de 24 de dezembro de 2015, publicada no D.O.U. (Diário Oficial da União) de 30/12/2015, seção 1, pág. 67.

Conceito no ENADE 2014: Conceito 3 - de acordo com Portaria nº 564 de 18 de dezembro de 2015, publicada no D.O.U. de 22/12/2015, seção 1, pág. 165.

Horários: Para ambos os turnos, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, mas o sábado poderá ser utilizado conforme necessidade do curso ou caso seja estabelecido no Calendário Escolar da Instituição.

Turno Integral: 7 às 17 horas e das 19 às 23 h.

Normalmente, as aulas são concentradas no período vespertino, das 13 às 17, para que os alunos possam desenvolver atividades de pesquisa e extensão nos outros horários. Entretanto, outras atividades podem acontecer no período matutino, sem consulta prévia aos mesmos.

Turno Noturno: 19 às 23 horas

Público-alvo: Concluintes do Ensino Médio, ex-alunos de cursos técnicos em informática, portadores de diplomas de outros cursos superiores, pessoas que já atuam na área de informática, mas que ainda não possuem o título, demais interessados em obter o conhecimento na área de computação.

 

COORDENADORES

FotoPaulo 3x4

Nome do coordenador: Dr. Paulo César dos Santos

E-mail: paulo.santos@muz.ifsuldeminas.edu.br




 

 

Ricardo

Nome do vice-coordenador: Dr. Ricardo Marques da Costa
E-mail:Â ricardo.costa@muz.ifsuldeminas.edu.br

Â







Secretários:

Cristina Aparecida Maria Anacleto
Ivaldir Donizetti das Chagas

Contato
(35) 3571 - 5130 (Prédio Pedagógico de Informática)
(35) 3571 - 5051 (Central Telefônica do Campus Muzambinho)