A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/lib/php/sessions/comp_sessionj8jgokdhiglsevmat47b6kmccbvkt83c): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Home.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/lib/php/sessions)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Home.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

Ciência da Computação

Estrutura


Laboratórios de Programação

São 3 laboratórios de programação com 30 computadores cada. Os computadores oferecem os ambientes computacionais necessários para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de serem equipados com projetor multimídia e ar-condicionado. Nos laboratórios de programação são realizadas as aulas práticas de diversas disciplinas, tais como Algoritmos e Estrutura de Dados, Linguagens de Programação, Engenharia de Software, Banco de Dados, dentre outras. Eles também ficam disponíveis para os alunos desenvolverem seus trabalhos, projetos e pesquisas, além de também serem utilizados para a realização de oficinas, cursos, treinamentos e eventos de competição em programação, tais como a OLIP (Olimpíada Interna de Programação) e a Maratona de Programação.




Laboratório de Redes e Sistemas

O Laboratório de Redes, Sistemas Distribuídos e Programação Paralela objetiva o desenvolvimento de projetos de infra-estrutura de redes de computadores e aplicação prática dos conceitos debatidos em sala de aula. O laboratório conta com equipamentos que permitem simular redes locais com servidores próprios, redes remotas interligadas por meio de canais seguros, redes sem fio, serviços de redes, além de outras simulações.




Laboratório de Eletrônica e Sistemas Digitais

O Laboratório de Eletrônica e Sistemas Digitais é um espaço para o estudante realizar as aulas práticas e desenvolver projetos comuns a essas disciplinas. Conta com todos os equipamentos necessários para cumprir as exigências das disciplinas, tais como osciloscópios, analisadores digitais, kits de programação e simulação de sistemas de automação e de circuitos digitais, dentre outros.




Laboratório de Hardware

O Laboratório de Hardware trata-se de um laboratório de suporte para os Cursos Técnicos em Informática e o Curso de Ciência da Computação. Ele possui máquinas nas bancadas laterais e na bancada central. As máquinas das bancadas laterais são utilizadas para instalação e configuração de softwares e testes de ferramentas de suporte. As máquinas da bancada central são utilizadas para montagem e desmontagem bem como para realização de testes de equipamentos e ferramentas de manutenção. O Laboratório de Hardware conta com uma estrutura que é mantida graças ao Projeto de Reaproveitamento e Reuso de Equipamentos de Informática e com o apoio de outros Projetos de Extensão e eventos como Gintec e Semana da Computação. Os computadores arrecadados nos projetos e eventos passam por uma triagem para verificar o que pode ser reaproveitado ou não. Esta triagem é feita por estagiários e alunos voluntários que aplicam na prática os conceitos aprendidos nas aulas da disciplina de Montagem e Manutenção de Computadores. Os equipamentos reaproveitados são utilizados para manutenção do mesmo e em projetos de assistência social. Em resumo, esse Laboratório tem colaborado de maneira contínua para sustentabilidade e para inclusão digital de pessoas na cidade de Muzambinho-MG.




Salas de Pesquisa

O ambientes de pesquisa está disponível para que os estudantes e docentes realizem atividades ligadas aos projetos de pesquisa cadastrados no NIPE - Núcleo de Pesquisa e Extensão do Câmpus Muzambinho, bem como atividades relacionadas aos trabalhos de conclusão de curso. O ambiente é amplo e organizado para contribuir com a colaboração e a interação entre os seus usuários. Localiza-se na sala 24, terceiro andar do Prédio Pedagógico de Informática.




Salas de Aula

O curso conta com 3 salas de aulas equipadas com ar-condicionado, cadeiras e projetor multimídia.




Sala da Coordenação

A Sala da Coordenação do Curso está localizada no primeiro andar do Prédio Pedagógico de Informática.




Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)

O IFSULDEMINAS câmpus Muzambinho conta com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) que é responsável pela infra-estrutura de todos os laboratórios utilizados no curso Ciência da Computação. Ao NTI cabe a instalação e manutenção de todos os laboratórios e apoio durante suas atividades.



Biblioteca

A Biblioteca "Monteiro Lobato", fundada em 01 de março de 1953, atualmente conta com uma área de 713,33 m². Constituída de um amplo acervo com aproximadamente 23.000 obras, sala para estudo individual; sala de estudos em grupo; sala de multimídia, que oferece suporte aos professores, alunos e funcionários para aulas, palestras e sessões de filmes técnicos e de lazer; videoteca e mapoteca; sala de leitura; gibiteca; núcleo de conectividade com acesso à Internet; biblioteca virtual com links e sites contendo periódicos, textos completos e informações de utilidade pública; biblioteca digital que tem o objetivo de disponibilizar e difundir, de forma online, os Trabalhos de Conclusão de Curso e toda a produção científica de seus alunos; e conta ainda com terminais para consulta on-line do Acervo.
Mais informações sobre a biblioteca: http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/index.php/estrutura/biblioteca




Auditório

No Auditório do Câmpus Muzambinho são realizadas reuniões com alunos, aulas inaugurais, palestras, oficinas, seminários, abertura da OLIP, dentre outros . O auditório possui capacidade para cerca de 200 pessoas, e conta com aparelhagem de som, projetor multimídia e ar-condicionado. Localização: Prédio Pedagógico "H" - Câmpus Muzambinho




Setor de Esportes

O Setor de Esportes, lazer e atividades socioculturais, é um local reservado para realização de conferências, semanas acadêmicas e eventos esportivos. Além disso, mediante reserva, é possível praticar jogos de futebol, vôlei, atividades na academia, dentre outras.