Apresentação de Trabalho no 21º Congresso Internacional de Informática Educativa

29/11/2016

Docente do Campus Muzambinho apresenta artigos no 21º Congresso Internacional de Informática Educativa

Entre os dias 29, 30 de novembro e 01 de dezembro de 2016, a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder realizou a apresentação oral de dois artigos completos aceitos no XXI Congresso Internacional de Informática Educativa (TISE), em Santiago, no Chile.

Trata-se de um evento multidisciplinar que recebe trabalhos de profissionais que atuam nas áreas de Engenharia de Software, Educação, Interação Humano-Computador, Psicologia Educacional, Desenho Gráfico e Telecomunicações, dentre outras. A conferência foi organizada pelo Centro de Computación y Comunicación para la Construcción del Conocimiento, do Departamento de Ciências da Computação, da Universidade do Chile.

Os resultados dos trabalhos apresentados estão relacionados à pesquisa em Engenharia de Software Aplicada à Educação que a professora vem desenvolvendo no seu doutorado, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), na Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos/SP. Eles também estão alinhados com as atividades do Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft) do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, do qual a professora faz parte.

Um dos trabalhos foi desenvolvido em colaboração com o professor George Magoulas, do Birkbeck College – University of London, durante o período em que Aracele realizou estágio de doutoramento em Londres, na Inglaterra, de Junho/2015 até Maio/2016.

A docente é vinculada aos cursos Técnicos em Informática e Ciência da Computação do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e atualmente está afastada para qualificação.

Segundo a professora Aracele Fassbinder, a apresentação de trabalhos é fundamental para disseminar o conhecimento já adquirido durante o processo de desenvolvimento da pesquisa. Também é uma oportunidade para conhecer o trabalho de outras pessoas, estabelecer novas parcerias e ampliar a rede de contatos.

No TISE, especificamente, a professora teve contato com professores da Universidade Carlos III de Madrid, Espanha, que estão trabalhando com Cursos Abertos, Online e Massivos (do inglês Massive Open Online Courses, MOOCs), tema de pesquisa do seu doutorado. Tais professores facilitaram uma palestra, dois cursos, uma mesa redonda e apresentaram artigos relatando as experiências com o desenvolvimento desse tipo de curso virtual, na Espanha e no Chile.

Adicionalmente, “se o evento ocorre em outro país, você tem a possibilidade de conhecer outra cultura e ampliar sua visão do mundo”. Na ocasião, a professora conheceu a Cordilheira dos Andes, algo que só teve contato pelos livros e pela internet. “Uma das maravilhas do mundo e que possui grande influência na cultura e modo de vida do povo chileno”, acrescentou.

Os trabalhos apresentados por Aracele, ambos na seção Educação a Distância (e-Learning, MOOCs e outros), estão descritos a seguir:

• Towards a MOOC Design Model based on Flipped Learning and Patterns: A Case on Introductory Courses. Autoria de Aracele Fassbinder (IFSULDEMINAS), Marcelo Fassbinder (UNIFRAN Virtual), Ellen Francine Barbosa (USP) e George Magoulas (Birkbeck College-University of London).
  • A Preliminary Set of Pedagogical Requirements for Characterization and Comparison of MOOCs Platforms. Autoria de Aracele Fassbinder (IFSULDEMINAS), Marcelo Fassbinder (UNIFRAN Virtual) e Ellen Francine Barbosa (USP).

Para esta conferência, especificamente, a professora agradece o apoio da CAPES/USP pela inscrição no evento e transporte. De forma geral, para condução do doutorado, agradece ao IFSULDEMINAS, Universidade de São Paulo e o Birkbeck College.

Mais informações em: http://tise.cl/
Sobre o LabSoft: http://labsoft.muz.ifsuldeminas.edu.br/
Sobre o Curso de Ciência da Computação do Campus Muzambinho: http://comp.muz.ifsuldeminas.edu.br/
Sobre o Projeto de Doutoramento da Professora Aracele: http://caed.icmc.usp.br/mooc/