VII Seminário do LABSOFT

16/05/2016

LabSoft realiza seminário sobre projetos na área de tecnologia de informação e comunicação aplicados à educação.

No dia 09 de abril, recomeçaram os seminários para apresentação dos projetos de TCC, pesquisa e extensão do Laboratório de Tecnológicas de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft) que estão previstos para o ano de 2016. Na ocasião, foram apresentados os projetos de extensão em andamento:

- Projeto Computar Brincando (apresentado por Erlon Charles Gomes de Aquino Junior)
- Projeto Aluno Digital: O uso de tecnologia da informação e comunicação em ambiente escolar (apresentado pelos alunos André Felipe e Leonardo Fonseca Moreira)
- O Seminário contou com a participação dos professores Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva, Sandra Helena Miranda, Aline Marques Del Valle, Paulo Cesar dos Santos e Ieda M. Sabino Kawashita. Também participaram os alunos estagiários e bolsistas de iniciação científica Matheus Carvalho Barbosa, Ícaro Messias, Raphael de Paiva Gonçalves, Erlon Chales G. de Aquino Junior, André Felipe, Leonardo Fonseca Moreira, Jonathan Felipe e Natália Gaspar. A iniciativa possibilitou o debate e sugestão de novas ideias, assim como o alinhamento de algumas propostas.

Conheça abaixo um pouco sobre os trabalhos que estão sendo realizados pelo LabSoft:

ALUNO DIGITAL

O Projeto de extensão Aluno Digital tem o objetivo de levar o suporte de tecnologia da informação às escolas de Muzambinho. Nosso objetivo é ampliar o uso da tecnologia em favor das possibilidades didáticas. Com isso, o projeto vai atender alunos e professores (cerca 2500 pessoas) da cidade por meio de minicursos com temáticas relacionadas a tecnologias de informação e comunicação com um laboratório itinerante.

COMPUTAR BRINCANDO

O Projeto Computar Brincando, com bolsa CNPq, visa incentivar os alunos da Escola Estadual Cesário Coimbra a realizarem buscas por meio do conhecimento dentro da área de tecnologia, fazendo com que tais entrem em contato, ainda no Ensino Fundamental, com lógica de programação.

Conheça um pouco mais sobre o LabSoft

O LabSoft – Laboratório de Tecnológicas de Software e Computação Aplicada à Educação vem se consolidando nos últimos anos com os resultados dos trabalhos aceitos e divulgados perante a comunidade científica. O laboratório foi criado em 2012 com o apoio do NDE, Colegiado do Curso de Ciência da Computação e da Direção do Campus Muzambinho.

Os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos professores e alunos, seguem duas linhas básicas: Educação e Tecnologia. As subáreas relacionadas são: Educação em Computação, Computação Aplicada à Educação e Educação Especial, Educação à Distância, Desenvolvimento Web, Web Semântica e Desenvolvimento de Jogos Educacionais.

Atualmente participam três docentes que atuam como membros: Aracele Fassbinder, Ramon Marques e Paulo César dos Santos. Os professores Adolfo Carvalho, Elenice Carlos, Ieda Mayumi, Aline Marques e Sandra Miranda participam como colaboradores internos (IFSULDEMINAS). E a professora Ellen Barbosa (USP-ICMC) como colaboradora externa.

Cerca de dez estudantes desenvolvem estágio, iniciação científica, projeto acadêmico ou trabalho de conclusão de curso sob orientação dos professores responsáveis pelo laboratório.

Bimestralmente são realizados os seminários de grupo do LabSoft, os quais têm como objetivo criar um espaço para integração acadêmica entre os alunos, professores e demais colaboradores do grupo de estudos em Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação, a fim de que atividades desenvolvidas no estágio, projetos de iniciação científica ou conclusão de curso, experiências de intercâmbio estudantil, dentre outras, sejam discutidas e refletidas.

Quando um aluno ou professor faz uma apresentação para os demais, cria-se um canal de sugestões, críticas construtivas e identificação de interesses comuns, o que pode resultar em novas ideias, novos projetos e na melhoria das atividades ainda pendentes.