Projeto Trabalhadores Rurais: Inclusão Digital

   Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. O “Projeto Trabalhadores Rurais: Inclusão Digital”  trata-se de um trabalho de…

Ver projeto

Estudo e Desenvolvimento de um Robô para Resolução do Cubo de Rubik

Objetivo: Estudar e desenvolver um robô capaz de resolver o cubo de Rubik. Metodologia:     1- Estudo da plataforma LEGO: Serão realizados estudos relacionados a estrutura robótica: sensores e atuadores, e a linguagem de programação: estudo das funções, capacidade…

Ver projeto

Estudo e Desenvolvimento de um Braço Robótico “Vestível” Utilizando Lego Mindstorms

   Objetivo: Estudar e desenvolver um braço robótico vestível multifuncional utilizando o kit Lego Mindstorms Education Ev3. Metodologia:      1- Revisão bibliográfica: Levantamento do estado da arte dos trabalhos realizados.     2- Estudo do material LEGO: Estudos relacionados…

Ver projeto

Sistema para identificação e registro de informações sobre a broca-do-café em lavoura via geolocalização

   A região Sul de Minas Gerais possui o café como o grande produto comercial. Ele é comercializado em diversos países e impulsiona a economia regional. Porém, o cafeeiro sofre com pragas que atacam folhas e frutos. Uma dessas pragas…

Ver projeto

Projeto Social de Inclusão Digital, Esportes e Horticultura para a FAM – Frente de Apoio ao Menor.

   A FAM – Frente de Apoio ao Menor, entidade beneficente de assistência social no atendimento à criança e ao adolescente, necessita desenvolver atividades de informática, esportes e horticultura. O IF Sul de Minas pretende com esse projeto promover essas…

Ver projeto

Desenvolvimento de uma ferramenta de Bioinformática para análise de proteínas utilizando Redes Neurais Perceptron

   A biotecnologia vem atuando em diversas áreas de pesquisa, devido a sua grande utilidade para resolver problemas. Dentro das suas diversas áreas de atuação, o uso de biotecnologia na área de biologia molecular vem crescendo exponencialmente devido ao grande…

Ver projeto

Utilização de Redes Neurais Artificiais de Múltiplas Camadas para Identificação de Proteínas Efetoras Visando Desenvolvimento de Fármacos contra doenças bacterianas

   Diversas doenças bacterianas estão relacionadas com o processo de secreção de proteínas no interior de células eucarióticas. As bactérias infectam vários tipos de células de mamíferos e utilizam o sistema de secreção do tipo IV para secretar proteínas efetoras…

Ver projeto

Estudo da Otimização por Algoritmo de Colônia de Formigas para o Problema da Mochila

   O Problema da Mochila é um problema de Pesquisa Operacional / Programação Dinâmica pertencente à classe dos NP’s completos, ou seja, não existem algoritmos exatos com complexidade polinomial para resolvê-los. Métodos aproximados podem encontrar soluções de boa qualidade em…

Ver projeto