A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/lib/php/sessions/comp_sessionfgpq8f8trsb8diurf0pinq62sj45lub9): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Projetos.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/lib/php/sessions)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Projetos.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

Ciência da Computação
Voltar

Learning Mosaic: Um Plugin para a Instância da Plataforma de Cursos Abertos Tim Tec no IFSULDEMINAS.

03/07/2018

Período de vigência: 10/03/2017 - 31/12/2017
Tipo de projeto: Pesquisa aplicada
Status: Finalizado
Equipe:
Matheus Carvalho Barbosa (Orientando)
Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder (Orientador)
Matheus Haddad (Coorientador)

Contexto. As pessoas estão, cada vez mais, utilizando a internet para a busca de conhecimento. Cursos online estão crescendo e atraindo um público ainda maior. Existem diversas formas e plataformas, um exemplo são os MOOCs (Massive Open Online Curses), que são cursos abertos, online, onde um grande número de pessoas busca conhecimento por meio da co-produção. Nesses cursos, os alunos têm a possibilidade de escolher a forma de como seguir e aprender dentro da plataforma, traçando seu caminho de conhecimento e compartilhando suas vivências no aprendizado através da interação com os outros participantes e com o professor/tutor.
Uma das formas utilizadas para tal interação é o Mosaic Learning, ou Mosaico de Aprendizagem. Um ambiente de cooperação e compartilhamento onde cada participante demonstra por meio de post-its de cores variadas o que deseja aprender, o que já aprendeu e o quê não planejou aprender, mas conseguiu alcançar ao final de um curso ou atividade de ensino e aprendizagem. Essa técnica também permite ao professor poder visualizar a forma como o aluno está adquirindo conhecimento e as expectativas de cada um. Adicionalmente, é uma estratégia de apoio e incentivo à autorregulação da aprendizagem, do inglês self-regulated learning, que busca orientar o estudante na importância de autogerenciar a própria aprendizam, definindo os objetivos de aprendizagem, o que gostaria de aprender e quais habilidades quer desenvolver ao longo do curso e, assim, criar um plano e estratégias para atingir tais objetivos, de forma autônoma e ativa.
Problema. Porém, atualmente, não existem ferramentas acopladas às plataformas de MOOCs para a técnica de Learning Mosaic. Isso pôde ser observado durante a aplicação do curso de Desenvolvimento Ágil de Software na plataforma TimTec do IFSULDEMINAS, onde foi utilizada uma ferramenta externa, chamada LinoIt, para suprir essa necessidade. Entretanto, a ferramenta possui algumas lacunas, tais como: não possibilita integração com alguma plataforma de ensino aprendizagem virtual (Moodle, Tim Tec, etc), não é possível obter dados automáticos e relatórios, por exemplo, quantos alunos estão participando? quais itens colocaram para aprender ou habilidades para desenvolver? quais conteúdos planejados foram aprendidos? quais habilidades planejadas foram desenvolvidas? quais coisas não foram planejadas, mas foram desenvolvidas ou adquiridas? Também não é possível fazer buscas a dados específicos.
Objetivo. Dessa forma, este Trabalho de Conclusão de Curso do estudante Matheus Carvalho Barbosa tem como objetivo desenvolver e validar um plugin acoplado à plataforma de MOOCs Tim Tec do IFSULDEMINAS, a fim de apoiar o uso da técnica Learning Mosaic.
Metodologia. A metodologia consiste em usar práticas ágeis para desenvolver o plugin. Usar Python (Django) e Javascript (Angular) para desenvolvimento. Estudar a estrutura/código da plataforma Tim Tec. Validar o plugin por meio da re-oferta do curso de Desenvolvimento Ágil de Software.
Resultados Esperados. Ao final, espera-se que o plug-in possa ser utilizado, livremente, em plataformas de oferta de cursos abertos, e apoie os estudantes no processo de autorregulação da aprendizagem e os professores na tomada de decisões e gestão do conhecimento relacionado ao curso ou atividade de ensino que fez uso do plug-in desenvolvido.