Voltar

Projeto Meninas Digitais – Regional Sul de Minas

03/07/2018

Período de vigência: 01/08/2012 - 01/08/2014
Tipo de projeto: Extensão
Status: Finalizado
Equipe:
Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder (Orientador)

     Um projeto da Sociedade Brasileira da Computação visa estimular meninas entre 10 e 16 anos a optar por carreiras em áreas relacionadas à Tecnologia da Informação (TI). Chamado de “Meninas Digitais”, o projeto inclui um fórum para estudantes de escolas do Ensino Fundamental e Médio com palestras de estudantes de graduação em tecnologia, como Ciências da Computação e Sistemas da Informação, e de profissionais que já trabalham na área em empresas.
Segundo estudo da Microsoft em parceria com a SBC, o interesse das mulheres pela área de TI cai desde a década de 1980, quando as mulheres representavam metade das turmas de cursos relacionados a TI. Hoje, a média de mulheres nestes cursos é de apenas 10%.
     O projeto “Meninas Digitais” é parte de um projeto conjunto entre a SBC e a Women in Technology (WIT), organização que estimula a presença de mulheres na área de tecnologia. O modelo adotado é inspirado em uma iniciativa global da Microsoft, conhecida como Digigirls. Por meio do projeto, a empresa leva meninas para passar um dia com alguns de seus funcionários em diversas cidades do mundo e participar de oficinas sobre como desenvolver sistemas e lidar com ferramentas de internet.
Já existem diversas iniciativas deste tipo no Brasil, tais como o projeto meminas.comp da UNB e as meninas.digitais da UFMT.
     Outras iniciativas nos mostraram que existe interesse da comunidade de computação em discutir a presença feminina na área e que esse é um assunto a ser tratado e discutido amplamente.
Latin American Women in Computing -  Evento satélite do CLEI - Conferência Latino americana de Informática.
Grace Hopper Celebration – Evento realizado nos Estados Unidos
Women in Information Technology (WIT) – Iniciativa  Brasileira, dentre outros.
     Este tipo de ação normalmente aborda fatos históricos sobre a inserção da mulher no meio acadêmico (graduação, pós-graduação e pesquisa) e mercado de trabalho, em diversos domínios, como engenharia, matemática, política, economia e computação. Também são discutidas formas de “trazer” mais mulheres para as áreas de tecnologia de informação. Outro aspecto abordado é  a questão de “estereótipos” formados para as áreas de exatas, e uma barreira que é formada para escolha destas profissões. Além disso, também observa-se que o mercado de trabalho busca diversidade, tanto de qualidades técnicas quanto de gênero e que há grandes oportunidades em aberto. O mercado diferencia capacitação, e não gênero. O importante é que a educação formal (escola) e informal (família, amigos, etc.) estimule, desde a infância, o estudo em todas as áreas do conhecimento.

    Neste sentido, o Projeto Meninas Digitais  - Regional Sul de Minas -  será  desenvolvido por alunas (e simpatizantes) dos cursos Técnicos em Informática  e do curso superior em Ciência da Computação do Campus Muzambinho com o objetivo de mostrar para as meninas de Muzambinho e região  que essa é uma área muito interessante e importante na atualidade, e que as meninas tem muito para contribuir. As principais ações envolverão pesquisas sobre os interesses atuais das jovens do último ano do ensino fundamental e médio, com o objetivo de identificar o perfil destas alunas e ajudá-las a compreender o mundo da computação e os benefícios de se ingressar nas áreas contempladas por esta carreia. As atividades serão realizadas com alunas do ensino fundamental  e médio de escolas municipais, estaduais e particulares. Todas as demais ações decorrentes serão utilizadas para incentivá-las e esclarecer qualquer tipo de dúvida existente sobre a carreira das mulheres na área da informática e da computação.