A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/lib/php/sessions/comp_sessionbianpjg6caes6eqgj5rjecqi3fq1m4tv): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Projetos.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/lib/php/sessions)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Projetos.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

Ciência da Computação
Voltar

Projeto €n©oÐ∑®s - Grupo de Pesquisa em Estudos de Maratonas de Programação

04/07/2018

Período de vigência: 01/08/2013 - 01/08/2014
Tipo de projeto: Pesquisa aplicada
Status: Finalizado
Equipe:
Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder (Orientador)
Alex Santini (Estudante remunerado)
Marcelo Fassbinder (Colaborador)
Lilian Cristina de Paula (Colaborador)
João Cláudio Araújo Dias (Colaborador)

Segundo os números do MEC, citado por Carta Capital (2009), 896.455 estudantes abandonaram a universidade entre 2008 e 2009, o que representa 20,9% dos alunos no Ensino Superior, ou seja, em média, um em cada cinco alunos não concluem seus estudos superiores. Isso prejudica a economia nacional, pois quanto menor o número de profissionais aptos a trabalhar, maior a dificuldade de se manter o sistema econômico atual. Isso também prejudica o desenvolvimento científico e tecnológico, pois sem tecnologia própria,  um país não se desenvolve.
            Ainda segundo dados do Censo da Educação do Ensino Superior, em 2007, algo em torno de 28% dos alunos dos cursos de ciência da computação, engenharia da computação e sistemas de informação desistem do curso no primeiro ano e somente 54% dos que iniciam o curso chegam a concluí-lo com sucesso.
            Uma grande dificuldade encontrada pelos professores destes cursos é incentivar os alunos a aprender o conteúdo das disciplinas, não apenas para serem aprovados no curso, mas, principalmente, para que se tornem bons profissionais. Essa dificuldade se torna mais evidente quando lecionam disciplinas relacionadas com a programação de sistemas, onde grande parte dos alunos ficam desmotivados ao se depararem com a criação do primeiro algoritmo que deverá resolver um determinado problema. Esse fato pode relacionar-se com a falta de conhecimento do aluno sobre quais são os fundamentos básicos do curso, por encontrar dificuldades em perceber a lógica para resolver um problema, por falta de dedicação, falta de interesse na linguagem de programação adotada durante as aulas, ou, ainda, devido às dificuldades em aprender através da metodologia adotada pelo docente que prioriza a teoria, por vezes maçante, e a resolução de exercícios fora da realidade do aluno, ou seja, sem contexto e sem utilidade. Isso leva o aluno, já desmotivado, a optar pela desistência do curso.
            Sendo assim, este projeto “Encoders” desenvolver atividades de extensão que realmente fomentem o interesse dos  estudantes na prática da programação de sistemas. Tais experiências relacionam-se com o estímulo à participação em competições na área de programação e em atividades que promovam o treinamento e o aperfeiçoamento dos alunos nesta modalidade de olímpiada do conhecimento.

O Projeto “Encoders” inicialmente será desenvolvido através da criação de um grupo de estudos sobre práticas de programação e o estímulo a participação de competições na área de programação. O grupo se reunirá periodicamente, de forma presencial, para realizar pequenas competições, entre os próprios membros do gruo, e para treinar a resolução de novos problemas. E também farão uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA - o Moodle, para organizar e distribuir todo o conhecimento adquirido e formalizado através da escrita de manuais da linguagem de programação utilizada nas competições e dos padrões de desenvolvimento adotados, além de códigos de problemas já resolvidos. O grupo fará uso das ferramentas disponíveis no AVA para se comunicar e também para gerar novos conhecimentos. Serão utilizadas diversas ferramentas, tais como fórum, lição, chat, glossário, além do envio de atividades que serão corrigidos pelos membros que possuem um maior conhecimento nos problemas abordados. Além do AVA, um grupo virtual criado em uma rede social servirá como ponto de encontro “virtual” para os alunos e professores envolvidos.