Voltar

Sistema para Rastreabilidade de produtos vegetais frescos destinados a alimentação humana

08/05/2018

Período de vigência: 01/03/2018 - 01/12/2018
Tipo de projeto: Pesquisa aplicada
Status: Em andamento
Equipe:
Cleisson Augusto SIlva (Orientando)
Tiago Gonçalves Botelho (Orientador)

 

A saúde de uma pessoa depende muito de uma boa alimentação, mas o processo de produção pode colocá-la em risco, de acordo com a publicação de ​Ricardo F. Santos​ na revista PEGN(Pequenas Empresas Grandes Negócios)​ a preocupação da sociedade para ter uma alimentação mais saudável  tem crescido consideravelmente, esse aumento está ocasionando um interesse no detalhamento da produção do alimento, como, por exemplo, quanto é usado de agrotóxicos, higiene mínima e a origem do produto. Dentro deste contexto, foi criada a INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA INC Nº 2, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2018, que menciona que toda mercadoria de vegetais frescos destinados à alimentação humana deverá definir os procedimentos para a aplicação da rastreabilidade o longo da cadeia produtiva a fim de monitorar e controlar o uso de agrotóxicos. Foi estipulado um prazo de 180 dias para implementar a rastreabilidade de algumas cadeias produtivas como, citros, alface e tomate.

Um programa de computador auxiliaria muito neste tipo de rastreabilidade. Com intuito de tornar fácil a aquisição das informações destes vegetais frescos para o cliente, este projeto tem como objetivo criar uma aplicação mobile/web com a finalidade de demonstrar o histórico da cadeia de produção de determinada cultura. Na visão do produtor, o sistema também contará com uma parte específica, com a finalidade de cadastrar os dados de acordo com cada etapa durante a produção.

Será feito um levantamento de quais parâmetros da produção atenderá melhor o interesse da portaria mencionada, assim como o interesse do consumidor final. Estes parâmetros quantificarão a aplicação de defensivos, adubos químicos/orgânicos, manuseamento e o porquê de cada etapa. Na colheita deverá ser registrado qual método usado para definir o ponto de maturação do produto, se foi feita manualmente ou automatizada. Em relação ao pós-colheita terá de conter informações sobre a embalagem, seleção e classificação, e em seguida o processo de transporte.

Com este projeto espera-se informar a população sobre todo o processo de produção a respeito dos alimentos que estarão consumindo, para que possam verificar a qualidade das mercadorias e também com a finalidade de que os produtores melhorem o processo de produção, com produtos mais saudáveis.