A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/lib/php/sessions/comp_session4eovrd0cfk79fh53q0dg973lulsfqu27): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Projetos.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/lib/php/sessions)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Projetos.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

Ciência da Computação
Voltar

Sistema Web para Balanceamento e Validação de Dieta de Bovinos Leiteiros utilizando Programação Linear

03/07/2018

Período de vigência: 01/02/2015 - 01/12/0205
Tipo de projeto: Pesquisa aplicada
Status: Finalizado
Equipe:
Fiama Filomena Sitton do Amaral (Orientando)
Aline Marques Del Valle (Orientador)
Tiago Antônio Del Valle (Coorientador)

A nutrição é importante para qualquer espécie animal. Na bovinocultura leiteira não é diferente. O animal utiliza os nutrientes consumidos para mantença e desempenhar suas atividades produtivas. Uma alimentação adequada é de fundamental importância do ponto de vista nutricional e econômico, visto que, em um sistema de produção de leite a alimentação do rebanho pode representar aproximadamente 70% dos custos operacionais totais.

Apesar da produção expressiva, o Brasil é o primeiro em crescimento na quantidade de vacas por fazenda, com 5,3% por ano. Em produção por vaca é o quarto com maior crescimento indicando que a tecnologia de produção vem evoluindo rapidamente, sobretudo na questão da genética, nutrição e manejo. Mesmo assim, podemos concluir que o rebanho é muito grande e a produtividade, ainda é invariavelmente baixa, o que pode ser atribuído a genética dos animais utilizados e especialmente a condição nutricional dos rebanhos. Logo, é necessário um planejamento adequado do manejo nutricional do rebanho evitando gastos desnecessários e favorecendo os lucros com a atividade.

Pela necessidade de atender as exigências nutricionais de animais de grande desempenho produtivo, faz-se necessário o balanceamento da dieta para os bovinos. De acordo com o National Research Concil (NRC), o animal consome para atender suas exigências e, neste sentido, formular dietas de custo mínimo, pode maximizar os lucros na atividade, sem comprometer na produção e na qualidade do produto final.

Para atingir esse objetivo são buscadas vias práticas de otimização para a formulação de dietas. As decisões então são tomadas, a partir da aplicação dos conceitos de otimização, considerando no problema as exigências nutricionais previamente estabelecidos e os dados de composição dos alimentos com a aplicação dos devidos fatores de correção, como indicado no NRC.

O processo de tomadas de decisão é baseado nos conceitos de Pesquisa Operacional (PO). Dentro da PO, há uma técnica de solução chamada Programação Linear (PL), que resolve problemas em que o objetivo possa ser explicitado por: variáveis de decisão, existência de restrições e poder ser representado por um modelo de otimização (maximização ou minimização), no qual todas as relações matemáticas são lineares. Tais características são comuns ao problema de formulação da dieta de bovinos leiteiros.

Dentro desse cenário, a motivação desse trabalho surgiu ao se verificar que não existem softwares que calculem e validem dietas para bovinos leiteiros, considerando as composições dos alimentos em função das características dos animais. Sendo assim, neste estudo será desenvolvido um Sistema Web para Balanceamento e Validação de Dieta para Bovinos Leiteiros, utilizando programação linear, a fim de obter uma dieta de custo mínimo que atenda às exigências nutricionais, através de dados específicos de cada animal.