Desenvolvimento de ferramenta Web para a análise de descritores utilizados no cálculo e validacao de modelos QSAR: Um estudo de caso para análise da correlacao da atividade citotóxica de diterpenos frente a linhagem tumoral de adenocarcinoma mamário

Trabalho de conclusão de curso

O estudo e análise das relações quantitativas estrutura-atividade (QSAR) de conjuntos de compostos diversos é de suma importância para a descoberta de novos fármacos e para o desenvolvimento de pesquisas que buscam o tratamento e até a cura para de…

Ver projeto

Proposta de Desenvolvimento de Aplicação Web para Avaliação de Imagens para quantificação da Eficácia do Nitrogênio Líquido no Tratamento de Carcinoma Vulvar Bovino

Trabalho de conclusão de curso

A medição e avaliação de imagens de materiais biológicos como células, tecidos e áreas de superfície, por meio de programas de computador que utilizam o processamento digital de imagens é essencial para diversas áreas do conhecimento, sobretudo para as ciências…

Ver projeto

Uso de Inteligência Artificial na Automação de Tarefas de atendimento básico e essencial por meio de um Chatbots

Trabalho de conclusão de curso

Durante o ano letivo é possível detectar as dificuldades que algumas pessoas recém chegadas, encontram com relação ao funcionamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho. Atualmente, essas dúvidas são sanadas…

Ver projeto

Design Participativo com a Melhor Idade no Desenvolvimento de Software: Um Estudo de Caso

Trabalho de conclusão de curso

Contexto Geral Com aumento da população idosa, preocupações quanto à qualidade de vida destes indivíduos crescem. O acesso à informação/tecnologias pode ser considerado um meio de proporciona-lhes um envelhecimento ativo. Soluções computacionais que atendam às necessidades deste público devem ser…

Ver projeto

Utilização do firewall pfSense para análise e gerenciamento de acesso no LARES.

Trabalho de conclusão de curso

Nos últimos tempos a quantidade de informação que trafega na web tem aumentado consideravelmente, a quantidade de informação que é produzida atualmente é superior a quantidade de informação que uma pessoa conseguiria lidar durante toda sua vida. Este cenário proporciona…

Ver projeto

Automação de um Dispositivo para Controle de Temperatura da Massa de Café no Processo de Secagem em Secadores Mecânicos Horizontais Rotativos

Trabalho de conclusão de curso

  O processo de secagem artificial do café é de extrema importância para manter a qualidade do produto final. Em secadores mecânicos horizontais rotativos, apenas a temperatura do ar que entra na câmara de secagem é controlada. Esse controle consiste…

Ver projeto

Aplicação de Visão Computacional para Classificação de Solos

Trabalho de conclusão de curso

  O solo é formado na maior parte por minerais produzidos a partir de rochas que sofrem processos de erosão e intemperismo.  A cor do solo é algo que depende do seu conteúdo de matéria orgânica e essa coloração pode…

Ver projeto

Otimização em Rede Neural Perceptron Multicamadas para Identificação de Proteínas Efetoras

Trabalho de conclusão de curso

O estudo da biologia junto com a informática está presente em diversas áreas. Uma dessas áreas é biologia molecular, na qual é o estudo das interações entre DNA, RNA e proteínas. Algumas espécies de bactérias que produzem proteínas efetoras são…

Ver projeto