A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/lib/php/sessions/comp_session0v53hprqbv7vlh1unu0h154vhj8hgmbi): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Projetos.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/lib/php/sessions)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Projetos.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

Ciência da Computação
Voltar

Ambiente Virtual de Aprendizagem de Programação

03/07/2018

Período de vigência: 01/05/2012 - 30/04/2013
Tipo de projeto: Pesquisa aplicada
Status: Finalizado
Equipe:
Leonardo Augusto Azarias (Orientando)
Aline Marques Del Valle (Orientador)
Vinicius Alves Silva (Coorientador)
Gabriel Felipe Nami Inácio (Colaborador)

A maior dificuldade encontrada pelos alunos está nos estágios iniciais dos cursos de Informática e Computação, quando entram em contato com o estudo de algoritmos, raciocínio lógico e programação. Nestes estágios iniciais, os alunos devem ter uma base bem consolidada, para que fiquem aptos a prosseguir, de maneira positiva, seus estudos.

A tendência do ensino básico, em Computação e Informática, é aquela que utiliza ferramentas computacionais como ambientes de estudo, tornando o ensino mais prático. Abordagens mais práticas despertam no aluno o interesse, levando-o a buscar informações e contribuem para torná-lo um profissional crítico e criativo.

O objetivo do projeto é criar de um ambiente virtual de aprendizagem por meio do desenvolvimento de uma metodologia de ensino baseada em ferramentas computacionais que auxiliem nas disciplinas de Lógica de Programação. Durante o projeto será elaborada uma estratégia de ensino de programação. Serão desenvolvidos aplicativos demonstrativos e jogos, que serão disponibilizados no ambiente virtual. Também serão disponibilizados exemplos e exercícios.