A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/lib/php/sessions/comp_sessionad2j7it3bst17i3de4a8bud16diqgmjc): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Projetos.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/lib/php/sessions)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Projetos.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

Ciência da Computação
Voltar

Definicao e Aplicacao de MOOCs e Flipped Classroom como apoio ao Ensino

03/07/2018

Período de vigência: 01/02/2016 - 01/07/2017
Tipo de projeto: Pesquisa aplicada
Status: Finalizado
Equipe:
Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder (Orientador)
Ellen Francine Barbosa (Colaborador)

Os constantes avanços nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) representam uma oportunidade de repensar a forma de ensinar e aprender no âmbito da educação virtual. Nesse contexto, os MOOCs (Massive Open Online Courses) vêm promovendo investigações nas áreas tecnológica e educacional, pelo fato de servirem como uma emergente e poderosa plataforma de construção do conhecimento para qualquer um, a qualquer hora e em qualquer lugar. Entretanto, limitações no formato da atual geração de MOOCs, especificamente os xMOOCs, têm instigado a busca por estratégias que apoiem a personalização dos mesmos, a fim de potencializar a aprendizagem dos usuários e não apenas replicar o conteúdo já ministrado em sala de aula, por meio de vídeos ou atividades passivas. Considerando a necessidade de mudança na estrutura pedagógica e instrucional dos MOOCs, este trabalho de doutorado tem como objetivo investigar a definição e aplicação de princípios do modelo pedagógico Flipped Classroom no projeto, desenvolvimento e disponibilização desse tipo de ambiente virtual e massivo. A Educational Design Research será a principal metodologia utilizada para analisar e descrever tal aplicação. Adicionalmente, estudos de caso serão conduzidos no âmbito do ensino em Ciência da Computação e correlatos, a fim de contribuir com o projeto e estruturação de cursos nessa área. Espera-se que a adequação e incorporação de conceitos de Flipped Classroom, já aplicados na educação presencial, possam atuar,  também,  como uma intervenção efetiva no apoio à aprendizagem personalizada em MOOCs, contribuíndo para que o estudante assuma o papel de sujeito ativo no processo de aquisição de habilidades e construção de conhecimento.