A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/lib/php/sessions/comp_sessionlgffj72uem6sg6jkp1oap5ednriefrkk): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Projetos.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/lib/php/sessions)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Projetos.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

Ciência da Computação
Voltar

Desenvolvimento de uma ferramenta com suporte para catálogos de padrões educacionais

03/07/2018

Período de vigência: 10/03/2017 - 31/12/2017
Tipo de projeto: Pesquisa aplicada
Status: Finalizado
Equipe:
Josias Marques da Silva (Orientando)
Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder (Orientador)
Maria Lydia Fioravanti (Coorientador)
Paulo César dos Santos (Colaborador)
Diego Saqui (Colaborador)

Contexto. Um padrão descreve uma solução para um problema que ocorre com frequência durante o desenvolvimento de software, podendo ser considerado como um par “problema/solução” (Maldonado et al, 2017). Projetistas familiarizados com certos padrões podem aplicá-los imediatamente a problemas de projeto, sem ter que redescobri-los. Já um catálogo de padrões é uma coletânea de padrões relacionados.
Problema. No contexto educacional, existem os Educational Patterns ou Padrões Educacionais. Os padrões educacionais são formas de documentar experiências de docência podendo ser compartilhados com outros docentes, oferecendo soluções já testadas para serem reutilizadas.  Contudo, padrões educacionais e ferramentas que apoiem a prática docente ainda são pouco explorados. Adicionalmente, não existem ferramentas disponíveis, em português, para uso educacional.  
Objetivo. Dessa forma, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral implementar e validar uma ferramenta que possibilite a criação de repositórios de padrões educacionais, bem como compartilhamento para reuso e modificações por terceiros.
Metodologia. Serão utilizadas práticas ágeis para o desenvolvimento da ferramenta, tal como o conceito de Minimum Viable Product (MVP). A ferramenta será destinada ao ambiente web, na linguagem PHP, através do framework Codeigniter. Para o banco de dados será utilizado a linguagem MySQL, por meio da ferramenta MySQL Workbench. A ferramenta será aplicada em um contexto real, para fins de validação. Será inicialmente testada com repositório de padrões de design para Curso Online Aberto e Massivo (MOOCs) e também com repositório de padrões para construção de aplicações móveis educacionais.
Resultados Esperados. Espera-se que, ao final do trabalho, a ferramenta esteja pronta, validada e disponível para o uso por outros docentes que queiram compartilhar práticas e experiências pedagógicas.

Referência
Maldonado et al. Padrões e Frameworks de Software. Disponível em http://conteudo.icmc.usp.br/pessoas/rtvb/apostila.pdf, Acesso em 10 mar 2017.