A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/lib/php/sessions/comp_sessionds0562u7b141aeuqr32prl8hau5nsv90): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Projetos.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/lib/php/sessions)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Projetos.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

Ciência da Computação
Voltar

Design Participativo com a Melhor Idade no Desenvolvimento de Software: Um Estudo de Caso

14/05/2018

Período de vigência: 07/02/2018 - 07/12/2018
Tipo de projeto: Pesquisa aplicada
Status: Em andamento
Equipe:
Natália Gaspar Dias da Silva (Orientando)
Aline Marques Del Valle (Orientador)

Contexto Geral

Com aumento da população idosa, preocupações quanto à qualidade de vida destes indivíduos crescem. O acesso à informação/tecnologias pode ser considerado um meio de proporciona-lhes um envelhecimento ativo.

Soluções computacionais que atendam às necessidades deste público devem ser propostas. Uma possível abordagem é Design Participativo (DP), que traz o usuário final para dentro do ambiente de desenvolvimento, gerando conhecimento útil ao software, com interfaces mais acessíveis e utilizáveis.

Problema

Infelizmente, há pouca preocupação com usabilidade/acessibilidade durante o processo de desenvolvimento de software e consequentemente acaba-se criando ferramentas que não lidam com declínios cognitivos e motores oriundos do envelhecimento. Além disso, poucos trabalhos abordam o público idoso e o tema DP (QUEIROZ et al., 2017).

Objetivo

Realizar uma pesquisa exploratória que procura executar e avaliar métodos de DP com idosos para desenvolvimento de um software, a fim de entender quais pontos ajudam a melhorar a experiência desses usuários, além de promover sua inclusão.

Metodologia

Inicialmente, será feita uma entrevista com idosos participantes do curso Ambientação Web para Melhor Idade (projeto Aluno Digital) para identificar quais equipamentos e recursos tecnológicos eles acessam. Dentre estes recursos espera-se identificar os softwares utilizados e/ou instigá-los a propor ideias de softwares.

Uma vez definido o tema para desenvolvimento, softwares na mesma linha serão elencados e comparados para identificar e propor novos requisitos.

Para desenvolvimento utilizar-se-á a abordagem Design Participativo, onde um grupo pequeno de usuários finais participará da identificação de requisitos e da definição do design final da aplicação, o objetivo é incluí-los no processo de desenvolvimento para proporcionar uma melhor experiência ao usuário.

Durante desenvolvimento a participação do usuário final será avaliada bem como o software final (questionário).

Resultados Esperados

Com este trabalho espera-se coletar dados sobre como trabalhar com DP com idosos, sobre os desafios encontrados durante a pesquisa, além de desenvolver um software acessível e útil. Pretende-se também contribuir com a inclusão destes idosos.


QUEIROZ, Valéria Argôlo Rosa de et al. Design Participativo com idosos no contexto educacional: um processo inicial de mapeamento sistemático. 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 fev. 2018