A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/lib/php/sessions/comp_session7gfevikaqpqs5anf0rp4kiidngaufo9b): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Projetos.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/lib/php/sessions)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Projetos.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

Ciência da Computação
Voltar

Projeto Upgrade

04/07/2018

Período de vigência: 01/08/2013 - 01/08/2015
Tipo de projeto: Extensão
Status: Finalizado
Equipe:
Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder (Orientador)

Contextualização/Problemática

Segundo o Projeto Pedagógico do Curso de Ciência da Computação do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, o perfil do egresso envolve aspectos gerais, técnicos e éticos.

Os aspectos gerais estão relacionados à formação humanística, permitindo aos alunos a compreensão do mundo e da sociedade, sendo capazes de identificar e resolver os problemas locais e articular trabalhos em grupo. Além disso, aborda o desenvolvimento da capacidade  dos mesmos em aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do mercado de trabalho e contribuindo com a busca por soluções para os problemas da região do sul de minas e da sociedade em geral, além de proporcionar a formação em negócios, permitindo uma visão da dinâmica organizacional.

Os aspectos éticos ressaltam a importância dos alunos conhecerem e respeitarem os princípios morais e éticos que regem a sociedade na qual vivem e naquelas que ainda conhecerão. Para isso, as atividades do curso são desenvolvidas de forma que os mesmos aprendam a respeitar os princípios éticos da área de computação, implementem sistemas que visem melhores condições de trabalho e vida dos usuários, sem causar danos ao meio ambiente, além de tornarem-se facilitadores da disseminação do conhecimento na área de computação.

Outro aspecto muito importante diz respeito à questão técnica relacionada a um curso de Computação. Espera-se que os alunos sejam capazes de construir soluções para problemas, apoiados em uma base científica, além de serem capazes de realizar a análise, especificação, projeto, modelagem, desenvolvimento, implementação, validação, manutenção e gerenciamento de software, envolvendo soluções computacionais para diversos  tipos de problemas. Além disso, que estejam aptos a estabelecer critérios para a seleção e/ou criação de tecnologias de hardware e software adequados às necessidades empresariais, industriais, administrativas, de ensino, pesquisa e extensão no local onde atuarão.

Objetivo Geral

O projeto em questão, intitulado “Upgrade”, tem como objetivo geral contribuir com o desenvolvimento das habilidades técnicas que os alunos do curso de Ciência da Computação devem adquirir ao longo dos quatro anos de estudos, criando oportunidades para a realização de cursos e oficinas de atualização técnica em computação, os quais serão ministrados por alunos do curso de Computação e cujo público alvo são os próprios colegas e a comunidade em geral.

Justificativas

Habilidades técnicas na área de Ciência da Computação dificilmente são construídas apenas através de atividades de ensino, com alunos e professores dentro de um laboratório ou sala de aula, uma vez que esta é uma das áreas que mais sofrem mudanças e atualizações. Em curtos períodos de tempo surgem novas ferramentas, linguagens de programação, tecnologias de hardware e software, dentre outros. O aluno precisa de estímulos e oportunidades para se manter atualizado ao longo do curso, além de adquirir uma postura de sempre buscar o conhecimento quando estiver atuando, já profissionalmente, no ambiente de trabalho escolhido para exercer um ou mais dos diversos papeis relacionados à área de  computação, tais como Analista de Sistemas, Gerente de Projetos, Arquiteto de Software, Gerente de Banco de Dados, Redes, dentre outros.
Além disso, segundo o escritor francês Joseph Joubert, “Ensinar é aprender duas vezes”. Com este pensamento, é extremamente necessário criar alternativas para complementar o ensino regular, através do desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão em computação. Sendo assim, o Projeto Upgrade pretende dar a oportunidade dos alunos estudarem e pesquisarem tecnologias interessantes, organizarem e ministrarem cursos e oficinas para os demais alunos do curso e para a comunidade na qual estão inseridos.

Metodologia

A necessidade da realização de oficinas de atualização pode ser identificada pelos próprios alunos, professores e colegas.

As oficinas podem ser realizadas aos sábados, intervalos entre os turnos escolares ou durante eventos realizados pelos cursos da área de informática, tais como a Gintec – Gincana Tecnológica, a Semana de Informática e a OLIP – Olimpíada Interna de Programação.

A tarefa de organizar o conhecimento já adquirido, formatar as ideias relacionadas, preparar e executar a oficina são de responsabilidade do aluno, mas pode contar com a orientação dos professores.

As oficinas serão realizadas nos laboratórios ou salas de aula do Prédio Pedagógica de Informática, localizado no IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho.

Todos os alunos envolvidos recebem declarações de participação na organização e/ou participação nas oficinas.

Espera-se que as oficinas sejam práticas, dinâmicas e busquem relações entre a teoria e a prática.