A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/lib/php/sessions/comp_sessionl2bjpoa8tlein4ss83sgccfh1jdds0eh): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Projetos.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/lib/php/sessions)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /var/www/html/comp/application/controllers/Projetos.php
Line: 4
Function: __construct

File: /var/www/html/comp/index.php
Line: 315
Function: require_once

Ciência da Computação
Voltar

Uso de Inteligência Artificial na Automação de Tarefas de atendimento básico e essencial por meio de um Chatbots

14/05/2018

Período de vigência: 09/05/2018 - 01/12/2018
Tipo de projeto: Pesquisa aplicada
Status: Em andamento
Equipe:
Jaqueline Rodrigues Aguilar (Orientando)
João Marcelo Ribeiro (Orientador)
Jean Menossi (Coorientador)

Durante o ano letivo é possível detectar as dificuldades que algumas pessoas recém chegadas, encontram com relação ao funcionamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho. Atualmente, essas dúvidas são sanadas por funcionários, demandando um maior esforço em períodos de matrícula e início de semestre, quando diversos discentes buscam por informações, impactando diretamente as demais atividades desses colaboradores.

 

Chatterbots são agentes considerados inteligentes, capazes de estabelecer uma conversa com seres humanos de forma independente e autônoma. Os conceitos de inteligência artificial em que são baseados colaboram para uma interação humano-computador mais próxima do ambiente real. Estes Agentes Conversacionais (AC) tem como função realizar tarefas que nos cenários acadêmicos e empresariais são realizados por profissionais, além de facilitar a adaptação de estudantes, concentrando diversos tipos de informações: das essenciais às convencionais, 24h por dia.

 

Outra característica importante é que essa interação do humano com o computador vem se aprimorando de forma contínua no uso da linguagem natural, tornando a experiência mais eficaz para o usuário. O seu  uso vem sendo cada vez mais aplicado em cenários diversos como é o caso do trabalho de JAMES, SKSEA; VALES, Ian. Personal healthcare assistant/companion in virtual world. In: AAAI Fall Symposium Series. 2009.

 

O objetivo do projeto é atestar a eficiência que a aplicação de um Agente Conversacional  pode gerar na vida de qualquer comunidade, principalmente do instituto que ocupa um papel de disseminador de tecnologia na região.

 

O bot será criado com a utilização do Microsoft's Bot Framework e a plataforma Azure e, com base nas principais tarefas que o Agente Conversacional poderá realizar, previamente levantadas, serão aplicados conceitos de Inteligência Artificial e Machine Learning para aproximar os usuários e aumentar a assertividade das informações e respostas promovidas pela tecnologia.